Pular para o conteúdo
Comece grátis

Teste

Atividades de gêneros textuais: notícia, título e lide – 3º ano

Atividade de Língua Portuguesa com 12 questões para o 3º ano sobre notícia: reconhecer título e lide e achar quem, o quê, quando e onde em uma notícia curta. Tem múltipla escolha, associação, ordenação e classificação.

De Edform · Português · 3º ano · Publicado a 29 de out. de 2026 · Novo

É adicionada uma cópia à sua conta. Altere-a como quiser.

Perguntas

  1. O que é o lide de uma notícia?
  2. Leia: "Na segunda-feira, os alunos do 3º ano da Escola Flor do Campo plantaram uma horta no pátio. A colheita será no fim do mês." Quem plantou a horta?
  3. Leia: "Na segunda-feira, os alunos do 3º ano da Escola Flor do Campo plantaram uma horta no pátio. A colheita será no fim do mês." Onde a horta foi plantada?
  4. Leia: "Na segunda-feira, os alunos do 3º ano da Escola Flor do Campo plantaram uma horta no pátio. A colheita será no fim do mês." Quando a horta foi plantada?
  5. Escolha a opção correta.
  6. Leia o lide: "Na segunda-feira, os alunos do 3º ano plantaram uma horta no pátio da escola." Ligue cada pergunta à resposta.
  7. Coloque as partes de uma notícia na ordem em que aparecem.
  8. Separe os textos que são títulos dos que são lides.
  9. Marque verdadeiro ou falso.
  10. Complete o lide com a pergunta que falta: quem, o quê, ___ e onde.

Mais deste gênero