Pular para o conteúdo
Comece grátis

Teste

Exercícios de genética – 2º ano EM: heredogramas

Os alunos interpretam heredogramas para deduzir genótipos e dominância ou recessividade de uma característica, com questões de escolha, cálculo de probabilidade e associação. Atividade para o 2º ano do ensino médio.

De Edform · Biologia · 11º ano · Publicado a 29 de out. de 2026 · Novo

É adicionada uma cópia à sua conta. Altere-a como quiser.

Perguntas

  1. Em um heredograma, qual símbolo representa um indivíduo do sexo feminino?
  2. Um casal sem a característica tem uma filha com a característica. O que se conclui?
  3. Um casal com a característica tem um filho sem ela. O que se conclui?
  4. Um casal Aa × Aa tem um filho. Qual é a probabilidade, em porcentagem, de ele ser aa? (Escreva só o número.)
  5. Um casal sem a característica tem uma criança afetada (aa), sendo A o alelo dominante. Complete com o genótipo dos pais.
  6. Em um heredograma de característica autossômica recessiva, marque verdadeiro ou falso.
  7. Ligue cada símbolo do heredograma ao significado.
  8. Escolha as opções corretas.
  9. Uma mulher afetada (aa) e um homem sem a característica (Aa) têm um filho. Qual é a probabilidade de ele ser afetado?
  10. Um casal Aa × Aa tem um filho. Qual é a probabilidade, em porcentagem, de ele não ser afetado (fenótipo dominante)? (Escreva só o número.)

Mais deste gênero